28 de março de 2022
Por Ana Karla
Compartilhe nas redes sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Saiba como reconhecer e resolver defeitos na suspensão do carro!

Vai dizer que você não gosta de andar em um carro macio, confortável e que te proporcione confiança? Mas, para isso, os componentes do seu veículo precisam estar funcionando muito bem. E, vem cá, tocando no assunto, você sabe reconhecer quando há problemas na suspensão do seu carro? Não?! Pois não se preocupe, porque nós da Rede ANCORA explicaremos a você como você pode notar possíveis problemas e como solucioná-los! Leia o texto abaixo e confira!

Primeiramente, o que é uma suspensão?

A suspensão é formada por um conjunto de peças conectadas, e tem a função de absorver os impactos resultantes da irregularidade do solo onde o seu carro percorre. Ou seja, é o que garante toda a estabilidade para o seu veículo, assim, todos os pneus conseguem apoio no chão e a dirigibilidade do seu automóvel é melhorada.

Por que você deve prestar atenção na suspensão?

Porque a suspensão é essencial para o bom desempenho do seu carro durante os trajetos; além disso, é ela que suaviza as trepidações causadas por asfaltos irregulares. Resumindo: a suspensão fornece conforto e mais segurança a todos passageiros do veículo.

Quais problemas a ausência da suspensão causaria?

A ausência de um sistema de suspensão em um estado adequado pode gerar muitos problemas. Alguns exemplos são: se os amortecedores do seu carro estiverem ruins, o tempo de frenagem pode aumentar significativamente e gerar riscos sérios; outro problema suscetível de ocorrer é a conhecida e temida aquaplanagem, porque, com uma suspensão danificada o seu veículo tem mais chances de deslizar sobre o asfalto molhado, além de correr mais riscos de acidentes em curvas.

Quais peças compõem um sistema de suspensão?

Isso varia de acordo com o modelo do seu veículo, podendo ser:

Independente: cada roda recebe os impactos do solo de forma isolada, sem transferência ao outro par do mesmo eixo;

Semi-independente: uma parte do impacto é transferido;

Dependente: aqui, os movimentos de uma são sentidos por todas as rodas do eixo.

Alguns carros têm um tipo na traseira e outro na dianteira.

Componentes em comum:

  • Pivô de suspensão: Este é o item que conecta várias outras partes do carro: chassi, carroceria, telescópio, manga do eixo e cubo de roda. Sua função é ajudar a coluna de suspensão, suportando o peso e recebendo força durante a aceleração, curvas e frenagem.
  • Amortecedores e molas: os amortecedores funcionam ligados às molas. Ao sentir que falta de estabilidade e/ou ouvir ruídos estranhos, pode ser sinal de que esses itens estão desgastados. As molas são flexíveis e filtram com muita eficiência as imperfeições durante o trajeto. Você deve ficar sempre em dia na manutenção desses itens, porque sua falta diminui a vida útil dos demais componentes.
  • Barra estabilizadora: esse é o componente que liga as colunas de suspensão uma à outra, o que garante a estabilidade do veículo em alta velocidade. Essa peça garante a aderência e agilidade nos movimentos acelerados. Você não teria controle sobre o veículo sem esse item.
  • Braço oscilante: esta é a peça que segura a coluna de suspensão e o chassi; que cria um movimento de giro repentino assim que o carro acelera, derrapa, freia ou trafega por terrenos irregulares.

Como notar algum problema na suspensão?

Uma boa notícia é que você consegue fazer essa identificação facilmente, por meio de vários sinais. Porém, você terá que prestar atenção para saber quando necessitará levar o seu carro até o seu mecânico de confiança;

Os sinais mais comuns são:

  1. Barulhos semelhantes a chocalhadas, quando você trafega por lugares com lombadas e/ou buracos;
  • Se você ouvir ruídos quando frear o carro, pode ser um indício que as pastilhas de frio estão danificadas.
  1. Quando você estiver dirigindo e sentir que está perdendo o controle do volante e senti-lo vibrar;
  2. Notou que os pneus do seu carro se desgastaram mais rápido que o normal? Pois saiba que esse é mais um sinal de que a suspensão está apresentando alguma falha. Esse problema, geralmente, é por uma diferença no nível de aderência ao solo;
  3. Ao ver que o seu carro deixou manchas de óleo onde você estacionou também pode significar alguma falha no sistema de suspensão. Tenha atenção, porque os vazamentos são sempre sinais de que algo não está certo no seu veículo.
  4. Notou alterações nos faróis dianteiros ou uma iluminação anormal no seu carro? Além de trazer multas, significa que a suspensão está com falhas. Tenha atenção e fique livre de prejuízos.

O que fazer quando notar algum desses sinais?

A conclusão que temos aqui é que você deve conhecer bem o seu carro. E sempre, sempre mesmo, prestar atenção aos mínimos sinais diferentes que surgirem. Essa atenção além de poupar dinheiro a longo prazo, também é uma forma de você proteger tanto a sua vida quanto a dos demais passageiros e pedestres.

E, assim que notar alguma falha, traga seu veículo imediatamente aqui na Toledo Peças e Serviços, que Um de nossos mecânicos fará uma revisão completa no seu carro. Assim, você terá mais segurança ao trafegar nas ruas e estradas. E, se precisar de peças para a suspensão do seu carro, na Toledo você também encontra! Também somos a solução para a suspensão de veículos, fornecendo apenas peças originais das maiores fábricas do mercado, com um excelente custo-benefício. Então já sabe: precisou de peças? Ligue 67 3562-1285 e fale com um vendedor que levamos até você.

Curtiu as nossas dicas? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o texto com os seus amigos em suas redes sociais.

Fonte: Rede ANCORA : A Força de Uma Grande Parceria,  Lojas Rede ANCORA,  Rede Ancora.

os melhores serviços para o seu veículo

tire suas dúvidas

horário de atendimento

De Segunda à Sexta

07h às 17h (MS)

Sábado

07h às 11h (MS)

precisando de peças ou serviços?

Entre em contato

67 3562.1285

Toledo Peças e Serviços | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Scavone Design Studio