31 de janeiro de 2022
Por Ana Karla
Compartilhe nas redes sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

10 dicas para você cuidar do seu veículo no período de chuvas de verão

O verão no Brasil é sinônimo de sol forte, praia, viagens…, mas, também é a temporada do ano conhecida pelas chuvas intensas, e até mesmo pelas tempestades que podem castigar regiões e populações. E, tendo em vista que esses ‘castigos’ podem afetar inclusive o seu automóvel, nós da Rede ANCORA criamos este texto com 10 dicas para você saber cuidar bem do seu veículo nesses momentos. Leia na íntegra!

  1. A sua segurança vem em primeiro lugar:

Tenha muita precaução em dias chuvosos. Quando estiver dirigindo, mantenha uma distância de segurança redobrada em relação ao veículo à frente. Assim, você consegue evitar acidentes, caso o veículo da frente frear bruscamente.

  1. Verifique as condições dos pneus:

Este é um item que você precisa ficar de olho sempre. E quando a previsão é de chuva, tenha atenção redobrada. O risco de o veículo sofrer uma aquaplanagem (efeito do automóvel deslizar sobre uma pista molhada ou poça d’água) é alto pois raramente o motorista consegue manter o controle, portanto o risco de acidente aumenta.

Por isso, recomendamos que você averigue sempre como estão as condições dos pneus (nunca deixando que fiquem ‘carecas’), mantendo-os calibrados e fazendo rodízios quando necessário (ou, a cada 5.000 km rodados).

Em caso de aquaplanagem, siga essas dicas:

  • Tente não deixar que a situação te afete mentalmente e mantenha a calma;
  • Retire instantaneamente o pé do acelerador;
  • Segure o volante de forma firme, para alinhar as rodas e reduza a marcha do veículo;
  • Então, pise aos poucos no freio até sentir que atrito com a pista está retornando;
  • Quando notar que está em contato direto com o asfalto, rode o volante moderadamente de um lado a outro para assegurar se a aderência retornou;
  • Caso o seu automóvel tiver freios ABS, force o pedal do freio pressionando-o até voltar a ter controle da situação.
  1. Averigue como está o sistema de frenagem:

Quando a previsão é de chuva, além ser mais que recomendado que você não dirija em alta velocidade, surge em nossa lista mais um item que você deve ter atenção redobrada: os freios. E, para te auxiliar a identificar falhas, o sistema de frenagem emite os seguintes sinais:

  1. Anormalidade no pedal de freio – podendo ficar muito duro ou muito suave;
  2. Barulhos diferentes assim que o freio é ativado;
  3. Barulhos metálicos vindos diretamente das rodas;
  4. Tremor no volante.

Caso notar qualquer um desses sinais, vá direto ao mecânico de sua confiança e faça a revisão.

  1. O sistema de refrigeração faz toda diferença:

A refrigeração faz com que a umidade de dentro do veículo se dissipe evitando que os vidros fiquem embaçados. Por isso, quando começar a chover, acione o modo desembaçador do sistema de ventilação do seu automóvel mais o ar-condicionado ligado. Isso evitará que você tenha problemas de visualização durante a direção.

Outras dicas que damos a você sobre esse ponto:

  • Preste atenção nos filtros de ar: limpe-os e troque-os sempre que preciso;
  • Antes de ligar o seu automóvel, certifique-se de que o ar está desligado;
  • Semanalmente, ligue o sistema de ar do seu veículo por, pelo menos, 10 minutos – isso manterá a vida-útil das válvulas por mais tempo;
  • Tome cuidado com o tempo de funcionamento deste item, porque, a liberação de gás carbônico do aparelho em demasia pode resultar na geração de sono no condutor e dos demais passageiros.
  1. As palhetas merecem atenção:

Atente-se à qualidade. Procure por palhetas que limpem e não sujem ou risquem os vidros do seu automóvel. Lembre-se de trocar as palhetas sempre que necessário, pois no verão elas também podem ressecar! É recomendado que você limpe as palhetas com pano umedecido para retirar sujeiras e resíduos que podem arranhar o vidro do veículo.

  1. Confira como estão os faróis do seu veículo:

Sempre que estiver dirigindo e começar a chover, mantenha o farol médio para não atrapalhar a visibilidade do motorista à sua frente. E não se esqueça de usar os limpadores de para-brisa para que você consiga enxergar melhor o local onde está dirigindo.

  1. Cuidado com as poças d’água:

A água acumulada em buracos, vias que se tornam poças também representa um problema para os motoristas, pois, além da água, podem acumular resíduos de óleo evacuado de outros carros que passaram pelos locais e aumentar o índice de acidentes.

E, para evitar problemas no seu veículo, você pode andar em baixa velocidade e desviar das poças. Não freie bruscamente quando se deparar com uma, porque seu carro pode sofrer sérios danos e até mesmo derrapar, colocando além de você, os demais passageiros e pedestres em risco.

  1. Em locais de alagamento, aja dessa forma:

Muitas vezes as chuvas intensas geram enchentes, e, para agir da forma mais segura possível, você deve:

  • Estacionar o veículo em algum local seguro e esperar o nível da água baixar até escoar;
  • Pegar um caminho alternativo seguro e seguir sua rota;

Agora, se você não tiver escolha, e realmente precisar passar pelo alagamento, sigas essas instruções:

  • Primeiramente, você só pode encarar uma enchente caso a água esteja até a metade da roda do seu veículo, caso contrário, estacione e aguarde o escoamento da água;
  • Opte por dirigir no centro da via, porque, geralmente, nessa região o nível da água é mais baixo por ser mais elevada;
  • Enquanto passar pela enchente, continue com a primeira marcha engatada e com a aceleração em uma frequência constante;
  • Se você notar que o nível da água começar a subir repentinamente, no mesmo instante localize um local alto, desligue o seu automóvel e saia;
  • Quando você notar que a via está alagada, nunca tente acelerar e fazer a ultrapassagem, porque é possível que a água invada o motor do seu veículo e resulte no temido calço hidráulico (em definição: uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.);
  • Caso o veículo desligar sozinho durante o circuito deixo-o como está e não o ligue novamente, porque essa ação levará água no sistema do seu veículo, podendo gerar grandes estragos;
  • Se você estiver em algum local desconhecido e se deparar com um alagamento, estacione em algum local seguro e não tente de forma nenhuma atravessar a via, porque pode haver buracos ou demais avarias na estrada que você não conhece; e isso pode ser perigoso tanto para você, para os demais passageiros e para o seu veículo.
  1. Atenção com esses dois cuidados essenciais:
  • Nunca estacione o seu veículo abaixo de árvores: como vemos em noticiários, neste período do ano, a queda de árvores é mais regular. Logo, procure estacionar o seu automóvel em locais que não tenham árvores.
  • Procure conhecer antecipadamente todos os locais que você irá: assim, você saberá se o local tem muitas árvores, buracos ou até mesmo se é um ponto de risco para alagamentos.
  • E, por fim, se puder, procure não sair em horários com mais propensão a chuvas fortes: neste item, uma grande aliada será a tecnologia. Tenha atenção com as previsões meteorológicas e, se puder, espere até as chuvas fortes passarem, para você poder aproveitar o seu passeio ou ir com mais tranquilidade a um outro compromisso. Se a chuva pegar você desprevenido(a) no caminho, procure um local seguro, estacione e espere o temporal passar.
  1. Deixe o seu veículo em dia com a manutenção preventiva:

Até mesmo no período das chuvas de verão você deve manter a manutenção do veículo em dia! E sabe por quê? Porque no período chuvoso, a lubrificação do veículo sofre alterações devido a água entrar em contato direto com as rodas e peças do motor, além de poder gerar outros estragos graves.

Então, certifique-se de que seu veículo esteja saudável em todas as temporadas do ano. E, durante a manutenção, se precisar trocar alguma peça opte pela marca que oferece somente peças originais de fábrica, opte pela Rede ANCORA! As nossas lojas estão prontas para lhe atender. Estamos presentes em 14 estados, mais o Distrito Federal, e as nossas lojas estão abertas para prestar o melhor atendimento aos clientes. Então, já sabe: precisou de peças, vai de Rede ANCORA! Clique aqui encontre a loja mais próxima a você.

Essas foram as nossas dicas para você saber agir nos períodos de chuvas de verão. Dirija com segurança, sempre, não se esqueça!

Rede AncoraToledo Peças e Serviços Automotivos, A força de uma grande parceria, Auto Peças Automotiva, Automóveis, carros, dicas carros, manutenção preventiva, prevenção, aquaplanagem, manutenção preventiva.

FONTE :Rede ANCORA – A Força De Uma Grande Parceria

os melhores serviços para o seu veículo

tire suas dúvidas

horário de atendimento

De Segunda à Sexta

07h às 17h (MS)

Sábado

07h às 11h (MS)

precisando de peças ou serviços?

Entre em contato

67 3562.1285

Toledo Peças e Serviços | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Scavone Design Studio